Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Sobre o Programe-SE
Início do conteúdo da página

Programe-SE

Published: Tuesday, 07 February 2023 11:50 | Last Updated: Tuesday, 12 September 2023 10:40

O que é o Programe-SE?

 

O Programe-SE é um conjunto de projetos voltados para a capacitação inicial de programadores. Esses projetos são realizados nas unidades do Ifes e têm como público-alvo estudantes do 9° ano do ensino fundamental e/ou do ensino médio das redes públicas municipais ou estaduais do Espírito Santo, selecionados por chamadas públicas.

A capacitação inicial de programadores é oferecida por meio de cursos, oficinas ou atividades dentro das unidades do Ifes, escolas municipais e/ou estaduais, ou comunidades onde os estudantes residem. Os projetos utilizam metodologias ativas de aprendizagem, que envolvem a participação ativa, colaborativa e resolutiva dos estudantes. Ferramentas como Scratch, Code.org, Codecademy.com, Blockly, CronApp, CodeCombat e outras são utilizadas para facilitar o aprendizado dos estudantes.

Os projetos têm uma estrutura que inclui atividades semanais presenciais e a distância. As atividades presenciais ocorrem nas unidades do Ifes e/ou nas escolas municipais e/ou estaduais, ou nas comunidades onde os estudantes estão localizados. Para o ensino à distância, é utilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem Institucional (Moodle Cefor), tornando a formação mais flexível e acessível aos estudantes.

Antes de iniciar os estudos à distância, cada projeto dedica pelo menos 20 horas à ambientação e capacitação no Ambiente Virtual de Aprendizagem Institucional (Moodle Cefor), buscando desenvolver a autonomia dos estudantes em suas jornadas de aprendizado.

Ao longo do projeto, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver, individualmente ou em grupos, pelo menos 1 produto, que será avaliado como forma de medir o aprendizado. Além disso, são previstos no mínimo 2 momentos de certificação, correspondendo a dois ciclos sequenciais de formação. Ao concluir a formação completa prevista no projeto (160 horas), os estudantes recebem duas certificações, uma para cada ciclo (ciclo 1 e ciclo 2) de formação.

  

Fim do conteúdo da página