Projetos
PROJETOS EXECUTADOS NO CICLO I (2022)
- PROGRAMA-SE
Descrição: O objetivo desta proposta é a promoção do ensino da programação e robótica educacional nos ambientes escolares na cidade de São Mateus como ferramenta de interdisciplinaridade, socialização e autonomia dos alunos
Metodologia: ensino Investigativo, Instrução pelos pares, Práticas Experimentais e Aprendizado Baseado em Problemas.
Público: estudantes do 9º ano do ensino fundamental do município de São Mateus.
Coordenador do projeto: Maurício Paulo Rodrigues.
- PROGRAME-SE COLATINA : FORMAÇÃO INICIAL DE PROGRAMADORES
Descrição: Desenvolvimento de competências de programação de computadores em estudantes do 9º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública municipal de Colatina com vistas, dentre outros, a uma futura inserção no mercado de trabalho das empresas de tecnologia do Estado e região.
Metodologia: Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e sala de aula invertida.
Público: Estudantes do 9° ano do ensino fundamental de escolas públicas da rede municipal de Colatina-ES.
Coordenador do projeto: Julio Cesar Nardi.
- MENINAS PROGRAMADORAS
Descrição: Iniciação tecnológica por meio do estudo de programação aplicada à robótica a partir das metodologias ativas.
Metodologia: Sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas.
Público: Estudantes do 9º ano do ensino fundamental, gênero feminino, do município de Anchieta e do município de Guarapari.
Coordenador do projeto: Netalianne Mitchelle Fagundes Heringer.
- LER UM LIVRO COMO APRENDIZAGEM DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL POR MEIO DE PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS
Descrição: Letramento em pensamento computacional por meio da programação de jogos digitais baseados na leitura de livros literários.
Metodologia: Sala de Aula Invertida, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem gamificada, aprendizagem baseada em projeto, aprendizagem entre times e Aprendizagem ubíqua.
Público: Estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de Guarapari-ES.
Coordenador do projeto: Walber Antonio Ramos Beltrame.
- AUTOMAÇÃO NO DIA-A-DIA: PENSAMENTO E LÓGICA COMPUTACIONAL UTILIZANDO AS PLATAFORMAS LEGO E ARDUÍNO
Descrição: Curso de Pensamento e lógica computacional utilizando as plataformas Lego e Arduíno.
Metodologia: Metodologias de aprendizagem ativas baseadas em problemas (Método Caso-problema).
Público: Estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino do município de Barra de São Francisco.
Coordenador do projeto: Alexandre Fraga de Araújo.
- CONSTRUINDO JOGOS E APLICATIVOS, UM BLOCO POR VEZ
Descrição: Foco no uso de linguagens de programação em blocos para o ensino de programação, para o desenvolvimento de jogos e aplicativos para celular, utilizando o Scratch e MIT App Invertor.
Metodologia: Aprendizagem baseada em projetos (ABP).
Público: Estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, de escolas públicas do município de Linhares.
Coordenador do projeto: Luiz Soneghet Nascimento.
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